Pesquisas sugerem que há uma prevalência aumentada de doenças gengivais (gengivite e periodontite) dentre aqueles com diabetes, somando as doenças gengivais a uma lista de outras complicações associadas com diabetes, tais como doenças cardíacas, acidentes vasculares encefálicos isquêmicos (derrame cerebral) e doenças renais.

 

Se seus níveis de glicose no sangue não forem bem controlados, o diabético tem maior chance de desenvolver doença gengival avançada e de perder dentes quando comparado a pessoas que não têm diabetes. Como todas as infecções, a doença gengival pode ser um fator que eleva o açúcar do sangue e pode tornar o controle do diabetes mais difícil.

A forma mais grave de doença gengival é a periodontite. Quando o paciente atinge esse estágio o tecido gengival começa a se afastar dos dentes fazendo surgir espaços entre os dentes e a gengiva. Esses espaços são preenchidos por germes e pus e, assim, se aprofundam. Quando isso acontece, pode haver necessidade de cirurgia gengival para salvar o dente. Se nada for feito, a infecção progride e destrói o osso ao redor do dente, que se torna móvel e frouxo, podendo cair ou necessitar de remoção.

Outros problemas orais associados ao diabetes incluem infecções causadas por fungos que crescem na boca, bem como uma situação de boca seca que causa dor, úlceras, infecções e cáries.

Como prevenir problemas dentais relacionados ao diabetes?

O controle adequado dos níveis glicêmicos é essencial para prevenir complicações bucais. Visitas regulares ao dentista devem ser feitas a cada seis meses. Para controlar infecções fúngicas, além do bom controle glicêmico, deve-se evitar o tabagismo e não se esquecer de remover e limpar adequadamente as próteses móveis.

As pessoas que têm diabetes necessitam de cuidados especiais e do preparo do seu dentista para ajudá-lo. Mantenha seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde e sobre os medicamentos que estiver tomando. Exceto em caso de emergência, não se submeta a qualquer procedimento dentário se o açúcar no sangue não estiver bem controlado.

                  

Se ainda tiver alguma dúvida, me chame no Whatsapp:

   (91) 98152-8805