O tratamento ortodôntico é um procedimento que exige muitos cuidados por parte do paciente. Caso contrário, os resultados podem não ficar à altura da sua expectativa — e seus dentes correm até mesmo o risco de serem danificados, se você não cuidar da higiene.

A higiene dental, que sempre é algo fundamental, torna-se ainda mais imprescindível enquanto você estiver de aparelho. Agora, sua rotina nesse sentido não vai mais incluir apenas seus dentes, língua e gengivas, mas também seu aparelho móvel!

Ele deve ser limpo de maneira eficiente para que você não seja prejudicado e não atrapalhe o tratamento.

CAPRICHE NA ESCOVAÇÃO

Ao longo do tratamento ortodôntico, será necessário dar uma atenção ainda maior para a escovação. A lógica é simples: quanto mais limpos e bem cuidados estiverem seus dentes, mais limpo e bem cuidado estará seu aparelho móvel.

Não se esqueça: é fundamental retirar o aparelho móvel antes de comer qualquer coisa. Caso contrário, a comida ficará presa também no aparelho, deixando a limpeza dele ainda mais complicada. Além de correr o risco de quebrar o aparelho. Entretanto, não deixe de escovar os dentes antes de colocar o aparelho de volta — senão, de pouco adianta removê-lo para se alimentar.

ESCOLHA PRODUTOS DENTAIS DE QUALIDADE

Para limpar o aparelho móvel, você deve usar uma escova e uma pasta de dentes comuns, como as que você usa para escovar os dentes — podendo, inclusive, ser as mesmas. Se você preferir, pode optar por uma escova mais dura para o aparelho.

É interessante fazer também o bochecho com antisséptico depois que você escovar os dentes e colocar o aparelho móvel novamente na boca. Isso fortalecerá a limpeza dele.

Há, ainda, produtos de limpeza específicos para próteses dentárias, que podem ser usadas no seu aparelho ortodôntico móvel. Eles são misturados com água, e você pode deixar o aparelho de molho em um copo com essa mistura por alguns minutos.

Seja quais forem suas opções, o importante é procurar sempre por produtos de qualidade e de marcas reconhecidas por profissionais. Peça indicações para seu dentista!

ELIMINE COMPLETAMENTE OS RESTOS DE ALIMENTOS

Mau hálito e infecções na gengiva são apenas alguns dos problemas que você pode ter caso seu aparelho não seja devidamente limpo.

Mesmo que você nunca utilize-o durante as refeições ou antes de escovar os dentes, há sempre o risco de que algum alimento fique preso no aparelho móvel. Além disso, caso ele não seja limpo pelo menos uma vez por dia, poderá acumular tártaro e bactérias.

É importante que você desinfete seu aparelho ortodôntico móvel regularmente. O processo é bastante simples e pode ser feito com um detergente antibacteriano misturado com água. Mergulhe seu aparelho móvel na mistura, esfregando-o com uma escova de dentes (exclusiva para isso) e verificando se qualquer detrito permanece.

Finalize deixando o aparelho móvel de molho em uma solução de álcool isopropil ou em qualquer enxaguante bucal que contenha álcool.

Aqui, não é preciso usar água para misturar — tenha apenas o cuidado de não deixar o aparelho de molho por mais do que 20 minutos de cada vez. Para concluir, lave-o bem em água corrente e, então, ele estará pronto para o uso.

IMPORTANTE: Quando não tiver com o aparelho na boca, guarde-o sempre na caixa que você recebeu junto com aparelho, para evitar contaminação, evitar que quebre ou que você o perca.

                  

Qualquer dúvida me chame no Whatsapp:

    (91) 98152-8805