Normalmente, os dentes da arcada superior cobrem todos os dentes inferiores. Como se fosse uma tampa (a arcada superior) sobre uma caixa (que é a arcada inferior, no caso).

A mordida cruzada é uma das alterações de posicionamento dos dentes mais comuns. Nessa alteração no posicionamento dentário, o arco superior não se encaixa corretamente com o arco inferior.

Quando há a ocorrência de mordida cruzada, seja por uma alteração no posicionamento dos dentes ou da estrutura óssea, as arcadas se desalinham e parte dos dentes inferiores se posiciona para fora do arco superior, prejudicando a mordida, como um todo.

ALGUMAS CAUSAS DA MORDIDA CRUZADA:

  • Mal posicionamento dos dentes;
  • Influenciada por fatores genéticos;
  • Dentes extra-numéricos;
  • Falta de espaço na arcada;
  • Fatores externos, como o hábito de chupar o dedo ou chupeta durante a infância ou mesmo o uso prolongado de mamadeiras.

Nesses casos, os dentes crescem tortos e podem ter um papel significativo no desalinhamento das arcadas.

Outra causa que costuma desencadear na mordida cruzada, no entanto, é um subdesenvolvimento da maxila, que é o osso que sustenta os dentes da arcada superior. Quando isso acontece, os dentes até estão na posição correta, em relação à arcada, mas como o osso é menor, ele não consegue cobrir os dentes inferiores.

O mesmo quadro de mordida cruzada pode ocorrer quando existe um superdesenvolvimento da mandíbula, o osso que sustenta os dentes da arcada inferior, e ela se torna maior do que realmente que deveria.

Pode ainda ocorrer frequentemente quando a mordida cruzada está sendo causada por uma série de alterações musculares ou funcionais, entre as quais podemos citar a adaptação do organismo a alguns tipos de interferências dentárias.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA MORDIDA CRUZADA?

 

É relevante citarmos, primeiramente, que a ocorrência da mordida cruzada pode prejudicar o desenvolvimento dos ossos da face, atrapalhando a fonação, a mastigação e a respiração da pessoa.

Vale mencionar, inclusive, que o problema de mordida cruzada, quando persistente ainda na vida adulta do paciente, pode ocasionar uma série de consequências que são bastante sérias e exigem atenção e tratamento, podendo aumentar o risco do paciente de apresentar retração gengival, bruxismo, perda dentária, fratura e deterioração das articulações da boca.

Além de tudo isso, a mordida cruzada ainda acarreta em um problema estético, atrapalhando o sorriso, reduzindo a autoestima do indivíduo e prejudicando suas relações sociais.

 

COMO DESCOBRIR SE VOCÊ TEM MORDIDA CRUZADA?

           

 

 

 

 

Faça uma visita ao ortodontista, ele poderá identificar a mordida cruzada simplesmente com o exame clínico, que é a simples observação dos dentes do paciente. A confirmação do quadro de mordida cruzada, no entanto, pode ser feita a partir do pedido de um raio-X.

Lembre-se, entretanto, que a mordida cruzada é um problema que o próprio paciente pode fazer uma primeira avaliação, levando em conta o que falamos, anteriormente, sobre o encaixe da arcada superior com relação à arcada inferior.

COMO É FEITO O TRATAMENTO DA MORDIDA CRUZADA?

O ideal é que o tratamento seja feito o mais cedo possível, ainda durante a infância.

A explicação para isso é simples: com os ossos ainda em desenvolvimentos, fica muito mais fácil corrigir a mordida, estimulando o crescimento da maxila ou mesmo com a realização do realinhamento dos dente, com aparelhos ortodôntico, de acordo com a indicação do profissional para cada paciente.

Caso a diferença seja muito grande, no entanto, pode ser necessária a realização de uma cirurgia ortodôntica. Viu como é importante tratar a mordida cruzada o quanto antes?

Caso o processo não possa ser realizado durante a infância, os casos de mordida cruzada em adultos devem ser tratados com bastante cuidado. Ficam, aqui, portanto, algumas dicas para realizar o tratamento de mordida cruzada em adultos.

  • Atente-se às alterações que podem ocorrer, decorrentes do tratamento contra a mordida cruzada, como o bruxismo e a retração gengival;
  • Verifique se essas condições não estão em um estado evolutivo grave, uma vez que elas são problemas sérios e que podem ocasionar na perda de dentes;

Não espere muito tempo para realizar o tratamento contra a mordida cruzada, já que os seus efeitos colaterais podem prejudicar tanto a sua saúde bucal quanto os seus valores pessoais, como a autoestima e a própria funcionalidade da pessoa.

                

 

Ainda está com alguma dúvida, me chame no Whatsapp:

       (91) 98152-8805