A gengiva retraída ocorre quando o tecido gengival se retrai fazendo com que a raiz dos dentes fique exposta a retração, ou seja, a gengiva se afasta do lugar de origem, trazendo consequências a toda região bucal. Esse processo deixa a área sensível, e faz com que o tecido saudável da gengiva forme um colar de proteção em volta dos dentes.

O problema da gengiva retraída pode surgir por conta da má escovação dos dentes, ou quando a pessoa aplica muita força na escovação utilizando cerdas duras. Vários outros traumas dentais podem também levar a causa da retração, além da hereditariedade e o mau posicionamento dos dentes durante o processo de crescimento.

É muito importante repensarmos nossa escovação, começando pela escolha da escova a ser utilizada – elas devem ser macia ou extra macias. No processo de escovação é muito importante ter atenção com a força colocada sobre a escova, para não abusar da rigidez em lugares tão sensíveis. Use esse momento do seu dia para relaxar, tenha paciência e delicadeza durante a higienização dos seus dentes. Cerdas duras e excesso de força na escovação podem ser um dos maiores percussores da gengiva retraída.

Mas não é apenas a força na escovação que pode causar a gengiva retraída. Existe outras fatores que também podem ser responsáveis por esse problema:

• Lesões de cáries não tratadas;
• Escovação traumática;
• Movimentação ortodôntica;
• Prótese fixa mal colocada;
• Fluxo salivar baixo.

As Conseqüências da retração:

– Hipersensibilidade no dente provocada, particularmente, por estímulos térmicos, pelo contato e/ou alimentos doces;
– Cáries radiculares;
– Aspecto antiestético ao sorrir;
– Perda progressiva de suporte;
– Tensão emocional pelo medo de perder um ou mais dentes..

Em primeiro lugar,o paciente deve procurar ajuda de um dentista para encontrar as causas . Depois, seguir suas orientações para que a retração não progrida, uma vez que a gengiva não retornará a posição inicial. Evitar a progressão do problema só será possível por meio de uma plástica gengival. É um trabalho feito por especialistas e com resultados muito bons. O sucesso desse tratamento depende da correta indicação e execução das técnicas cirúrgicas e do cuidado do paciente para a manutenção da saúde gengival.

Melhor mesmo é prevenir antes que o problema aconteça ou prossiga. Observe que em todos os casos a doença começa com uma pequena inflamação, um pequeno sangramento. Esse é o momento de agir. Esse é momento de procurar um dentista para resolver isso rapidamente para evitar que a retração aconteça.

 

        

 

Mais informações pelo Whatsapp:

  (91) 98152-8805